O SPDA constitui uma condição obrigatória, é importante ter conhecimento das responsabilidades civil (empresas) e criminal (pessoas), tornando possível identificar as atribuições de proprietários, locador, administrador, síndico e profissionais responsáveis pelo projeto e manutenção de edificações e instalações.
A proteção contra descargas atmosféricas é padronizada pela norma
ABNT NBR 5419:2015 e reforçada de forma legal pela norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, NR-10. Além destas, existem decretos municipais e normas internacionais que visam fiscalizar a aplicação das devidas proteções.
Quanto maior for a sintonia e a coordenação entre os projetos e execuções das estruturas a serem protegidas e do SPDA, melhores serão as soluções adotadas possibilitando otimizar custo dentro da melhor solução técnica possível. O SPDA deve ser projetado e instalado por profissionais habilitados e capacitados, a eficácia de qualquer SPDA depende da sua instalação, manutenção e métodos de ensaio utilizados
A documentação do projeto do SPDA deve conter toda a informação necessária para assegurar uma correta e completa instalação. O objetivo das inspeções é assegurar que:
a) o SPDA esteja de acordo com projeto baseado na Norma NBR 5419:2015;
c) qualquer nova construção ou reforma que altere as condições iniciais previstas em projeto além de novas tubulações metálicas, linhas de energia e sinal que adentrem a estrutura e que estejam incorporados ao SPDA externo e interno se enquadrem na Norma.
As Inspeções devem ser feitas, como a seguir:
a) durante a construção da estrutura;
b) após a instalação do SPDA, no momento da emissão do documento “ as built ”;
c) após alterações ou reparos, ou quando houver suspeita de que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica;
d) inspeção visual semestral apontando eventuais pontos deteriorados no sistema;
e) periodicamente, realizada por profissional habilitado e capacitado a exercer esta atividade, com emissão de documentação pertinente, em intervalos determinados, assim relacionados:
A regularidade das inspeções é condição fundamental para a confiabilidade de um SPDA. As medidas de proteções consideradas na ABNT NBR 5419 são comprovadamente eficazes na redução dos riscos associados às descargas atmosféricas.
Em breve falaremos mais sobre as mudanças da norma por partes.Esse texto trata-se de um convite para falarmos abertamente sobre saúde mental e psicologia do trabalho, favorecendo reflexões acerca de tabus, preconceitos e pensamentos prejudiciais que dificultam os processos nas vidas daqueles que foram impactados por desequilíbrios na saúde do profissional pode levá-lo a se ausentar do trabalho (absenteísmo), gerando licenças por auxílio-doença. A qualidade dos serviços prestados e o nível de produção fatalmente são afetados, assim como a lucratividade. Além disso, falar sobre isso propicia a ampliação das informações sobre os sinais de alerta e de proteção, para que possamos nos orientar na conduta e no manejo do comportamento no ambiente de trabalho e em casa.
Síndrome da estafa profissional (síndrome de burnout)
Analisar o trabalho na perspectiva da psicodinâmica do trabalho.
»Compreender os aspectos psicológicos na seleção e no treinamento de pessoal;
»Promover a educação prevencionista.
Temos de começar a colocar mais de nossos recursos a favor da saúde mental!
• Definição, planejamento e programação dos serviços;
• Prontuário das instalações elétricas.
Requisitos de Documentação exigidos pela NR-10:
• conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde;
• documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e aterramentos elétricos;
• especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis;
• documentação rfcomprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
• resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
• certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
• relatório técnico das inspeções (RTI);
Assuntos sobre segurança e saúde no trabalho é um desafio no Brasil, ainda hoje há um percentual muito grande de empresas que não têm conhecimento se quer, do que se tratam as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, milhares de trabalhadores morrem ou são mutilados todos os anos vítimas de acidentes de trabalho, tendo como causa, entre outras, o não atendimento das normas regulamentadoras e a ausência ou falhas no sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho, o que leva à precarização dos ambientes onde ocorre a atividade laboral.
A saúde e a segurança no trabalho afligem a sociedade brasileira, que paga elevado preço, econômico e social, com essa situação. E ntre 2012 e 2016, os trabalhadores brasileiros perderam mais de 250 milhões de dias de trabalho devido a acidentes e doenças ocupacionais, enquanto cerca de R$ 20 bilhões foram gastos com benefícios acidentários.
Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho , lançado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre os dados apresentados, destacam-se indicadores de frequência de acidentes de trabalho, número de notificações de acidentes de trabalho, gastos previdenciários acumulados, dias de trabalho perdidos, mortes acidentárias, localização dos acidentes e afastamentos, ramos de atividade econômica envolvidos, perfis das vítimas e descrições da Classificação Internacional de Doenças. Aplicando um filtro de natureza da lesão ocasionada por choque elétrico, o observatório nos mostra que ocorreram 9 .047 a cidentes estimados e 785 mortes em acidentes estimadas desde 2012 até hoje.
A o longo de anos de experiência dedicados a gerar recomendações para situações de riscos, especialmente para a Norma Regulamentadora nº 10, presenciamos diversas situações em nossos clientes. Foram muitas ocasiões em que aprendemos com eles e que também identificamos irregularidades e conseguimos apresentar recomendações para solução dos riscos encontrados e chegássemos a um modelo de implantação eficaz, contemplando etapas obrigatórias e ações recomendadas por meio de nossa metodologia de trabalho.
As inovações tecnológicas transformaram as relações de trabalho, os trabalhadores passaram por um processo de especialização de sua mão de obra e tal processo passou a exigir deles maior qualificação e maior interação nos processos produtivos, o que consequentemente tornou-os mais suscetíveis a acidentes de trabalho.
Visando melhorar essas condições, diversas leis prevencionistas foram elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, porém a principal e mais efetiva delas foi a Portaria n°. 3.214, publicada em 08 de junho de 1978, que aprovou vinte e oito Normas Regulamentadoras - NR’s, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT. As NR’s foram criadas para dar formato às Leis do Trabalho e foram feitas em capítulos para facilitar, normatizar e unificar as normas de segurança do trabalho no Brasil. Elas têm força de Lei e são obrigatórias às empresas privadas, públicas, órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, conhecida como CLT.
Atualmente existem 36 Normas Regulamentadoras em vigor, divididas por temas. Alguma delas contém caráter técnico e outras caráter genérico e se aplicam a todas as atividades econômicas, enquanto outras a atividades específicas.