Blog - Escopo

Por que a definição do escopo é fundamental em projetos?

Sempre pensando em atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes, as quais devem ser identificadas e entendidas, achamos importante compartilhar uma das aplicações mais comuns desse entendimento, refere-se à definição do escopo para que os produtos ou serviços possam ser desenvolvidos de forma a criar o valor necessário para atender ambas as partes de forma proativa e duradoura utilizando práticas de gestão que permitam conhecer as necessidades e expectativas dos diferentes grupos de clientes visando desenvolver e oferecer produtos ou serviços diferenciados.

Segundo o PMBOK, escopo é a “soma dos produtos, serviços e resultados a serem oferecidos na forma de projeto”. Ainda nesse guia, escopo do projeto é “o trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. ”

Por isso quando você cliente vai planejar um projeto, é fundamental que comece pela definição do escopo do produto ou serviço, relacionado aos objetivos do projeto que serão solicitados por outra organização. Pelo outro lado, a organização analisa o escopo solicitado pelo cliente, na etapa inicial do planejamento do projeto, formando uma especificação dos requisitos do cliente, assim o escopo do projeto é definido pelas suas entregas, cujas características são definidas pelos requisitos.

O escopo do cliente é a base para todo o planejamento do projeto a ser executado, no entanto, ainda hoje vemos escopos representados através de uma lista de tarefas (atividades) a serem executadas no projeto com foco no que deve ser feito e não no que deve ser entregue ao cliente no final do projeto.

Hoje é importante que os responsáveis pelos projetos, conheçam as ferramentas de gerenciamento de projetos para atender as suas necessidades e para que as entregas do projeto, sejam de produto ou serviço e não de atividades.

Então uma forma de ter sucesso em seus projetos é realizando reuniões para definir o escopo do produto ou serviço a ser entregue, é o escopo que determina e documenta os objetivos específicos de cada projeto, como as suas entregas, tarefas, custos e prazos. Além disso, a documentação do escopo explica os limites de um projeto, estabelece responsabilidades para os membros da equipe e define os procedimentos de verificação e aprovação. Um escopo que não é preparado de forma integrativa pode provocar interpretações erradas. A gestão eficaz do escopo garante que tudo corra conforme o proposto, atendendo necessidades internas e externas, alinhando os objetivos da organização aos do cliente, e sua principal função é evitar problemas de relacionamento.

Sucesso em seus projetos!
Share by: