Blog - Responsabilidade Técnica

Responsabilidade Técnica

Hoje escrevo com intuito de despertar a atenção dos profissionais da área de engenharia que atuam em todas as áreas e com diferentes níveis de experiência, não só da obrigatoriedade de uma empresa ter o Prontuário das Instalações Elétricas (PIE) atualizado, cumprindo os requisitos da Norma Regulamentadora (NR-10), mas também em desenvolver a consciência de sua importância para a segurança pessoal, patrimonial e da sua equipe de técnica no desenvolvimento das atividades.

A NR-10 trata da segurança dos profissionais que exercem atividades em instalações elétricas e abrange empresas de todos os segmentos da economia, portanto onde tiver profissionais exercendo atividades em instalações elétricas, devem-se observar os requisitos e condições mínimas da norma.

Para que as atividades técnicas sejam executadas com segurança é importante que os profissionais se atentem às seguintes situações; As instalações da empresa devem estar em boas condições, pois em situações em que se encontram degradadas os riscos se elevam no momento de realizar qualquer intervenção; Os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) sejam especificados para cada atividade, certificados e se encontrem em bom estado de conservação; Procedimentos técnicos para o trabalho com eletricidade de acordo com as instalações da empresa e elaborados por um profissional habilitado; Ferramentas e instrumentos de acordo com o nível de tensão, entre outros, que são de fundamental importância para garantir a segurança e a integridade dos profissionais.

Os documentos técnicos das instalações elétricas da empresa devem ser assinados por um profissional legalmente habilitado. As inspeções e manutenções em instalações elétricas devem ser realizadas por um profissional com conhecimento técnico para efetuar o trabalho, ou seja, somente por profissional qualificado e com os treinamentos em dia. As empresas de prestação de serviços também devem apresentar a comprovação que seus profissionais são qualificados e habilitados.

Até aqui não escrevi nenhuma novidade mas preciso relatar que, no momento não é o que temos visto. Um dos grandes desafios das empresas, que já tem implantado o PIE, é entender que essa documentação é dinâmica! Devem ser analisados os riscos das atividades em todas as fases de implementação, considerando as fases de projeto, construção, montagem, operação e manutenção, além de observar as disposições previstas nas Norma Brasileiras (NBR/ABNT) ou, na ausência ou omissão dessas, em Norma Internacional. A norma também define que um profissional seja formalmente designado pela empresa para elaborar, organizar e o manter atualizado o PIE.

É importante saber que a NR-10 estabelece responsabilidades pela segurança nos ambientes de trabalho, tanto para a empresa quanto para os trabalhadores no que se refere ao cumprimento dos dispositivos nela previstos.

Cada um de nós, profissionais que sabemos das nossas responsabilidades, não podemos deixar de cumprir o nosso papel na sociedade. É preciso exigir a aplicação das normas, das boas práticas de engenharia e gerenciamento de projetos, sem omissão.

Vamos trabalhar para que a segurança seja prioridade na engenharia brasileira! 
Share by: