Se observarmos, os maiores incêndios da história do Brasil tem relação com eletricidade, com algum curto circuito, inclusive envolvendo eletroeletrônicos como o ar condicionado.
Recentemente, em Fevereiro de 2019, 10 jovens atletas perderam a vida, vítimas de incêndio, provocado por curto circuito em um dos alojamentos do centro de treinamento do Flamengo, e as pessoas se perguntam: Como prevenir incêndios causados por instalações elétricas? Essas tragédias podem se repetir? Qual é a segurança em prédios residenciais, comerciais, industriais?
Convido você proprietário, empresário, responsável por uma edificação residencial, comercial ou industrial a refletir, será que a causa raiz está realmente nas instalações físicas? O que há em comum nessas instalações sejam residenciais, comerciais ou industriais é a falta de projeto contra incêndio, ou o laudo de conformidade das instalações elétricas, ou falta de manutenção/adequação.
Hoje é possível reduzir esses riscos, é preciso se adequar aos requisitos legais como AVCB, laudos de conformidade que atendem as normas técnicas brasileiras (NBR). O laudo de conformidade é a única ferramenta que atende os requisitos técnicos legais para garantir a regularização das instalações elétricas perante a comunidade, aos órgãos fiscalizadores, as seguradoras, ao ministério público, as prefeituras e ao corpo de bombeiros, portanto, não se adequar a esses requisitos legais, é colocar em risco as instalações, e em caso de sinistros colocar em risco vidas humanas.
Saiba mais como você pode fazer essa prevenção e combate a incêndio!