Blog - A necessidade do Projeto Básico

A necessidade do Projeto Básico

Os projetos de engenharia, também chamados de projetos básicos ou complementares, são um conjunto de projetos que contém representação das informações técnicas da edificação e de seus elementos, e devem contemplar as instalações e componentes que asseguram a viabilidade técnica. Os projetos de engenharia são necessários durante toda a vida de uma edificação ou instalação desde as fases de projeto, construção, montagem, operação e manutenção. 

Devem ser observadas ainda na concepção dos projetos as Normas Técnicas que dispõem sobre tecnologias de projeto e fabricação de produtos, concepção e prestação de serviços, transferência de tecnologia e gestão e as Normas Regulamentadoras que preveem medidas de segurança e saúde para os trabalhadores. 

Os projetos consistem no levantamento de todas as dimensões e características pertinentes de uma edificação e/ou de suas instalações, o conjunto de projetos (projeto estrutural, projeto da cobertura, projeto das fundações, projeto hidráulico, projeto elétrico, projeto executivo) devem estar disponíveis para consulta. 

Com o passar do tempo, uma edificação passa por diversas intervenções (reformas, ampliações, mudanças na forma de ocupação, e outras) que quase sempre deixam de ser documentadas. Muitas vezes também, durante o processo de execução são feitas alterações que causam divergências entre o projeto e o que foi construído. 

No Brasil há uma cultura de improvisar tarefas, construir sem nenhuma noção do todo, falta de responsabilidade técnica, falta de gestão de manutenção o que costuma gerar grandes desperdícios de materiais, horas de trabalhos e investimentos, gerando retrabalhos, riscos com segurança no trabalho, documentação técnica incompleta ou inexistente.  

São com os projetos de engenharia que profissionais habilitados garantem a compatibilização dos diversos sistemas, permitem quantificar os custos dos materiais, planejar as aquisições, agregando qualidade e eficiência que se refletem diretamente no custo e no resultado final de uma obra, um produto ou serviço, consequentemente na segurança da edificação e das pessoas.  

Não deixe de revisar os projetos originais visando evitar conflitos e transtornos futuros para os usuários. E se não houver projeto, é necessário a elaboração de um Projeto "As Built" que tem a finalidade de documentar as condições de uma construção. Englobando sua configuração arquitetônica e instalações, manter um registro sempre atualizado da edificação e das instalações garante maior segurança e praticidade na hora de intervir no espaço construído. 

 
Share by: